Search
Close this search box.

Baixe o eBook gratuito:

Compartilhe:

Coleção:

Categoria:

Tags:

Uma viagem em busca de sal

Robert Hamill Nassau

Parceiros Voluntários - Instituto Mojo

Uma viagem em busca de sal

Título Original: A Journey for Salt | 1912

Conto incluído em Contos folclóricos africanos vol 2. Leia um trecho: Antigamente, as tribos localizadas nas costas africanas ferviam água do mar em panelas de latão, chamadas de netunos. Era assim que obtinham sal, que depois vendiam para as tribos mais distantes. Esses quatro animais viviam próximos um do outro em uma mesma aldeia. Certa noite, aproximadamente uma hora após anoitecer, estavam todos sentados na calçada, conversando. O jabuti Kudu anunciou a todos: — Ouçam! Tenho algo a dizer! Quero lhes fazer um convite. Vamos fazer uma pequena viagem amanhã. Atravessaremos a floresta até chegar à praia, para comprarmos sal. — Sim, vamos! — todos concordaram. E pouco tempo depois foram para suas casas dormir. Um novo dia nasceu. Prepararam-se para partir logo cedo. — Tenho outro pedido. Será o último. Durante o trajeto, ninguém deve criar distrações ou inventar coisas que nos atrasem. Devemos ir direto até a praia.

Robert Hamill Nassau

Elphinstone Dayrell (1869-1917), George W. Bateman (1850-1940) e Robert Hamill Nassau (1835-1921), os três autores selecionados para este volume, fazem parte de um movimento em comum. São três esforços individuais para a preservação de culturas locais ameaçadas pela colonização europeia. Ironicamente, as pessoas que se dispuseram a essa preservação eram oriundas das mesmas instituições que suprimiam tais culturas — um governador britânico, um explorador a serviço da coroa inglesa e um missionário dos EUA. No entanto, há também um dualismo moral nesses esforços. Não fosse pela coleta e publicação dessas histórias, elas poderiam se perder no tempo, pois as tribos africanas as perpetuavam apenas pela tradição oral.

Gabriel Naldi

Tradutor, revisor, publicitário e editor no Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. Formado em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista e com pós-graduação de Tradução pela Estácio de Sá, Gabriel Naldi possui ampla experiência em planejamento estratégico para ações digitais, em agências de propaganda, empresas e portais. Foi revisor de textos para emissoras e empresas como Petrobras, Band, TV Tribuna, TCE Pará e TCU. Desde 2013, atua como tradutor e revisor de texto, localização de websites, redação publicitária, marketing e tradução literária.

Tempo de Leitura: 12 minutos - Iniciante

Esta é uma publicação do Instituto Mojo de acesso livre e gratuito.

Mais e-books gratuitos da Coleção Tribos: