Search
Close this search box.

Baixe o eBook gratuito:

Compartilhe:

Coleção:

Categoria:

Tags:

A torre do crocodilo

Sui Sin Far

A torre do crocodilo

Título Original: The crocodile pagoda | 1912

Conto incluído em Contos de crianças chinesas. Leia um trecho: Quando o pai de Chung e Choy voltou da cidade grande — onde o tio delas morava — trouxe para cada uma delas um lindo conjunto de xícara e pires de presente. Na de Chung havia uma garça e um pás- saro com o peito dourado pintados em meio a um azul da cor do céu depois da chuva. A xícara de Choy era rosa, ao mesmo tempo esbranquiçada e transparente, com estampas de buquês de flores; uma perfeição em forma, cor e aparência. Ainda assim, Choy ficou ressentida e invejou a xícara azul de sua irmã. No entanto, nada disse que demonstrasse seu desagrado. Não era de seu feitio. Mas por um longo dia e uma longa noite após seu pai ter lhes dado esses presentes, Choy ficou calada, recusou-se a comer e a sair do sofá, onde havia se atirado e de onde podia observar a xícara da irmã. Estava emburrada.

Sui Sin Far

Edith Maude Easton (1865-1914), 水仙花 ou Shuǐ Xiān Huā, nasceu Edith Maude Eaton, em Macclesfield, Inglaterra, era filha de Edward Eaton e de mãe chinesa Achuen Grace Amoy — ambos se conheceram quando ele visitou Xanghai, China. Sua mãe era uma mui tsai (escrava chinesa) e foi comprada por um empresário circense. Sui escreveu principalmente sobre a experiência dos imigrantes chineses nos Estados Unidos e seu processo de “americanização”. “Sui Sin Far”, seu pseudônimo, significa “flor de narciso”, em cantonês.

Ricardo Giassetti

Consultor em cultura participativa, remix e inovações digitais. Transitou pelos mercados editorial, jornalístico, publicitário e audiovisual em seus trinta anos de carreira. Criou metodologias para localização cultural em países diversos como China, Índia, União Europeia, Estados Unidos e América Latina. Autor de Gunned Down — Down the River (EUA, 2005) e O catador de batatas e o filho da costureira (Brasil-Japão, 2008). É fundador da Mojo (2006) e do Instituto Mojo de Comunicação Intercultural (2018).

Tempo de Leitura: 6 minutos - Iniciante

Esta é uma publicação do Instituto Mojo de acesso livre e gratuito.

Mais e-books gratuitos da Coleção Tribos: