Este conto pertence ao livro Histórias do tio Karel.
Leia um trecho:
No dia seguinte, exceto pelas aulas e refeições, os garotos passaram todo o tempo nos campos procurando um jabuti vermelho. Quando tio Karel apareceu na sala de jantar no horário de costume, foi recebido com reclamações sem fim por conta do insucesso da missão.
— Ah, e essa agora? — disse o ancião com um sorriso largo e complacente. — E por acaso jabuti dá em árvore? Eles nascem a cada mil anos e os senhorzinhos acham que encontrariam na primeira tentativa?
— Pode ter nascido um recentemente — retrucou Willem. — Como vamos saber?
— Tio, o senhor sabe quando nascerá outro jabuti vermelho? — perguntou o pequeno Jan, muito sério.
— Não vai demorar muito, senhorzinhos. Deixem o tio pensar.
Karel tamborilou os dedos sobre seu turbante vermelho, um sinal claro de seu esforço mental.
— O que vem antes de mil? — perguntou ele.
Sanni Metelerkamp (1867-1945)
Bisneta de George Rex, fundador da cidade de Knysna, na África do Sul, sua compilação de contos folclóricos foi um esforço para preservar histórias infantis populares, comumente contadas à luz do fogo em regiões tribais. Escritora e dramaturga, foi uma das responsáveis por introduzir as artes cênicas na cultura sul-africana.
Tradutor, revisor, publicitário e editor no Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. Formado em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista e com pós-graduação de Tradução pela Estácio de Sá, Gabriel Naldi possui ampla experiência em planejamento estratégico para ações digitais, em agências de propaganda, empresas e portais. Foi revisor de textos para emissoras e empresas como Petrobras, Band, TV Tribuna, TCE Pará e TCU. Desde 2013, atua como tradutor e revisor de texto, localização de websites, redação publicitária, marketing e tradução literária.